segunda-feira, 26 de julho de 2010

26-07-2010 - Crônica do dia

O VOTO OBRIGATÓRIO
(AlmeidaContador)

Sempre fui um eleitor consciente. Sempre procurei influenciar outras pessoas na escolha do candidato “certo” a ser votado naquela eleição. Hoje estou com mais de 50 anos de idade e tenho votado em todas as eleições desde os meus 18 anos.

Tendo em minha família além da minha esposa, nossos dois filhos com mais de 20 anos, sempre procurei orientá-los sobre o voto e sua obrigatoriedade para poder melhorar a democracia do nosso País. Hoje todos com formação superior já não tenho influência alguma em suas decisões.

Por isso posso escrever com toda liberdade e imparcialidade sobre o que penso do voto obrigatório em nosso País. Não fui e não sou filiado a partido político algum. Sempre tive em meu conceito que não sendo filiado a partido político poderia manter a minha independência ideológica para comentar a política e os políticos sem o cabresto dos “PROGRAMAS” de cada partido.

Chego a conclusão que o meu voto em todos estes anos não foram suficientes para mudar a classe política desse País. Pouca coisa mudou. Há políticos profissionais. Já estão na mesma idade minha. Já estão na política pelo mesmo tempo em que eu estou votando e tudo continua na mesma.

Toda eleição é voto comprado aqui e acolá. As pessoas continuam votando por interesse e por obrigação. Será que se o voto não fosse obrigatório teríamos esse numero de eleitores nas urnas de votação? Acho que não. A maioria preferiria ir almoçar com a família. A maioria gostaria de passear com seus filhos. Os políticos teriam que convencer melhor o eleitor sobre as suas intenções.

Após todos esses anos votando em todas as eleições já não sinto mais vontade de comparecer as “ZONAS” eleitorais para votar. Sinto vergonha de me mostrar e saber que estou votando em muitos políticos que nada fazem. Sempre me lembrei dos candidatos que votem nas últimas eleições. Muitos não se elegeram. Não se elegeram porque não eram profissionais. Os poucos que eu votei e foram eleitos e diplomados me decepcionaram.

Estou nessa idade e quando começo a falar bem de um político atuante, logo vem alguém mostrando e exibindo uma serie de irregularidades cometidas pelo mesmo. Tenho vergonha de estar em algum lugar junto aos políticos do meu Pais. E você? – Já pensou nisso alguma vez? – Você se lembra em quem votou na última eleição? – Outubro tem mais e o voto é obrigatório.

Mantenho em minha sala do meu escritório uma relação de todos os candidatos em meu Estado nas ultimas eleições. Lá também está a relação dos que foram eleitos. Eu seu que tem tudo isso no site do TSE, mas é que eu gosto de sofrer, e aí eu todo dia olho a relação no mural e lá estão os mesmos que estarão nas próximas eleições. E nas próximas. E nas próximas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário