quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Uma história - Capítulo III



Os dois jovens Lívio e Joara, trabalhadores como ninguém, sabiam que a vida seria muito difícil, mas o que dois jovens, analfabetos, teriam que fazer em terras tão difíceis a não ser casar e formar uma família dedicando aos trabalhos rurais na propriedade do Sr João e D.Maria?

Para começar Lívio e Joara construíram uma pequena tapera barreada para a espera dos filhos que logo logo nasceram.

Lívio e Joara se casaram com a idade de 23 anos, ambos tinham a mesma idade, nasceram em 1927, embora Lívio até hoje afirmar que nasceu em 1928, mas sua esposa, que era melhor de guardar as datas, sempre afirmou que eles nasceram no mesmo ano. Lívio realmente mais tarde teve seu registro civil datado de 1928, mas sua irmã mais nova afirma estar errado, já que ela nasceu em 1928.

Os anos passam, os filhos nascem, a família cresce, Lívio e Joara, mais Lívio do que Joara, dedica seu tempo de sol a sol na roça para sustentar aquela família e dar-lhes uma condição de melhor vida a cada dia, enquanto sua esposa cuida da casa e dos filhos.

Então a tapera barreada fica pequena e Lívio e Joara com todas as suas dificuldades constrói na propriedade do pai de Lívio uma casa de alvenaria, telhado tampado com telhas de barro e não mais com folhas de sapé como era a cobertura da tapera. Em comparação com maioria das moradias da região a casa construída pelo casal Lívio e Joara era uma casa muito boa e com relativa segurança. Um detalhe a mais: A tapera era construída bem no meio de uma pastagem em quanto à casa nova foi construída perto da pequena, mas a principal estrada que cortava ao meio a propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário