quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Uma história - Capítulo IX


1967, a família de Lívio e Joara tinha crescido um pouco mais, não eram mais seis filhos, mais já eram oito filhos. Não estranhem a quantidade de filhos, para aquela região, naquela época, era uma normalidade. Em 196l, nasceu Jairo, em 1964 nasceu Jânio e 1966 nasceu Jaci. Só para efeito de parâmetro os pais de Lívio tiveram dez filhos.


Chegamos ao ano de 1969, a safra foi pequenina, praticamente não houve safra. Lívio toma uma decisão, para ele, drástica. Vai vender a sua tropa (15 animais) e retornar as suas origens, comprar uma terrinha rural e voltar a trabalhar na roça. Sua filha mais velha estava com 17 anos, a seguinte para completar 15 anos, o primeiro filho homem completaria 13 anos, estes três na mesma série do hoje ensino fundamental – sétima série – naquela época terceira série ginasial (primeiro grau).


Surge o interessado comprador, o que fazer, vender. Com preço ajustado, vende-se a tropa. Como todos os negócios daquela época e até hoje ainda tem muitas transações assim, os negócios eram ajustados com o prazo para pagamento após a safra (colheita) do ano seguinte, e assim foi feito.


Lívio ia tentar a sobrevida de um ano de espera para receber o valor da venda da tropa e recomeçar sua vida.


Tinha uma pequena economia. Comprou uma junta de bois, (canga de bois), um arado (máquina para cortar a terra para melhorar o plantio) e começou a trabalhar em forma de diária para as pessoas da região. Foi apenas um quebra galho, já que a região não tinha uma força agrícola de lavoura branca, o negócio era o café, só que da preparação das mudas de café até o mesmo ter sua primeira colheita esperava-se quatro anos e Lívio não podia esperar, por isso vendeu a sua tropa.


Estamos em 1969, à situação em casa anda difícil, Lívio anda bebendo muito, está sem direção, mas mesmo assim sua filha mais velha completa 18 anos, casa-se e vai morar bem longe dos pais, mais precisamente no Estado de São Paulo, onde está até hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário