sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Uma história - Capítulo XVI



Lívio agora não tem mais propriedade rural, mas Lívio desde quando teve a idéia de montar um pequeno comércio jamais parou. As vezes o comércio estava um pouco maior, outras vezes um pouco menor, sua falta de instrução não o deixava progredir muito.


Seus novos filhos estavam crescendo, estavam estudando, estavam aprendendo a gostar de serem comerciantes, então Lívio resolve ampliar o seu comércio, pois Jamir já está sabendo ler e escrever, por tanto já dá para vender e anotar nas cadernetas (vender fiado), pois no interior era e é assim até hoje, se quiser sobreviver e crescer no comércio tem que vender fiado.


Lívio com sua parte da venda da propriedade, digo parte, porque a metade era dos filhos de sua primeira união, mas a outra metade era sua, constrói um ponto comercial muito bom e em cima deste uma residência excelente, fazendo um bom uso do dinheiro da propriedade.


Neste ponto comercial, Lívio, Rosa, Jamir e Ângela trabalharam unidos até o ano de 2005, quando seu filho Jamir, agora então com 19 anos, segundo grau escolar concluído, desanima de trabalhar no comércio e segue uma tendência regional que é ir para o Estados Unidos da América, ganhar dinheiro (dólar) e volta rico.


Ângela ainda tentou tocar o comércio, mas o que ela queria era estudar, e foi o que ela fez, procurou uma cidade próxima da Vila e foi cursar o ensino superior. Lívio não teve outra saída, passou o ponto comercial à frente, mas não desiste de tudo, fica com um cantinho para vender uns refrigerantes, umas cervejinhas e umas pinguinhas.


2006, Lívio está desolado, pouco dinheiro, perspectiva de futuro incerto. Lívio tinha umas quatro casinhas de aluguel e nada mais. Com muita dificuldade, Lívio agora com 78 anos, após pagar muitos anos de previdência oficial, consegue a sua aposentadoria de um salário mínimo oficial e isso lhe dá um novo ânimo.


Lívio está mais tranqüilo, Lívio agora é aposentado, está como a maioria das pessoas que trabalharam muito na vida e agora recebe um beneficio por isso. Parecia que o sonho de Lívio era ter o título de aposentado. Então agora ele podia dizer para todos ouvirem sou “aposentado”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário