quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Uma história - Capítulo V



Joara disse: Continua Lívio, fale mais.

Lívio disse: Hoje nós temos cinco filhos, seriam seis, mas perdemos uma, a agricultura está difícil, gostaria de mudar de trabalho, não estou querendo mais trabalhar na roça.

Disseram-me que nesta Vila estão precisando de pessoas que possuam animais para puxar (transportar) o café das propriedades rurais até as máquinas de pilar (beneficiar) o café para ser vendido e pagam muito bem.

Como nós já temos cinco animais (burros e mulas) posso ir para lá e fazer uma experiência na próxima safra (colheita) que começa no mês de Abril e vai até o mês de Julho (ano de 1962) sem vocês e se tudo der certo eu volto e levo todos vocês, mas todo mês ou com menos espaço de tempo vou voltar para visitar vocês.

Joara: Tudo bem eu confio em você, pode ir, mas não esqueça de nós, ficaremos aqui na propriedade de seu Pai esperando por você. Então vamos terminar de colher o milho, o feijão, o arroz para tratar das criações para que possamos nos alimentar e esperar sua volta.

Bom, virou o ano e era ano de 1962. Lívio junta sua pequena tropa (animais) e parte para aquela Vila que não conhecia e apenas ouvira falar. Só ele sabe como chegou, como se alojou (hospedou) e se virou naquela Vila. Vila onde os tempos eram brutos, sem um sistema de segurança pública, o que mandava era a lei do mais forte.

Lívio, trabalhador como era, lutou, fez aquela safra, visitando sua família com a freqüência que pode, e sempre levando presentes para todos e um pouco de dinheiro para que sua esposa pudesse comprar os complementos alimentares e algumas roupas para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário